Trail Linhas de Torres a 22 de março
Foi apresentado no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras o Trail Linhas de Torres 2025, que se realiza no dia 22 de março. A vice-presidente da Rota Histórica Linhas de Torres e vice-presidente da Câmara, Ana Umbelino, salientou a importância de manter viva a memória deste património turístico e militar. Foi recordado o importante sistema defensivo, construído há 200 anos, constituído por três linhas defensivas entre o Tejo e o Atlântico com a participação da população lusa.

Tendo a preocupação de mostrar aos mais jovens a história de Portugal, Rui Menezes Machado, coordenador nacional do Desporto Escolar, trouxe para a competição cerca de 200 jovens alunos de várias escolas dos vários concelhos envolvidos. A prática desportiva dos mais jovens, salientou o dirigente, é fundamental para que se construa uma sociedade mais justa e mais saudável.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, o ex-atleta Paulo Guerra, destacou a importância do crescimento do trail a nível nacional, sendo uma boa forma de ter uma forte aprendizagem também da história de Portugal.
Cristina Pinto, subdiretora da Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional, salientou a importância da diversidade de opções para os atletas poderem participar e também a internacionalização da prova com resultados de excelência em edições anteriores dos militares lusos. Também neste dia serão feitas várias ações com os mais jovens no âmbito do Dia Defesa Nacional.
A Associação de Deficientes da Forças Armadas esteve presente com Cândido Patuleia Mendes, em representação do seu presidente. O brigadeiro-general Rui Pina, diretor de Finanças do Estado Maior General das Forças Armadas, salientou a importância de seis concelhos continuarem ligados por uma prova tão nobre e que recorda um dos momentos grandes da história de Portugal.
O Trail Linhas de Torres 2025 é um conjunto de provas de corrida, essencialmente de trail e com alguns percursos em estrada. A primeira edição realizou-se em 2013, tendo como grande objetivo homenagear não só aqueles que construíram este sistema defensivo no século XIX, mas também os que aqui defenderam e garantiram a independência do Reino, sendo hoje um importante património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres, inserido nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
O Ministério da Defesa Nacional lidera novamente a edição deste ano, no próximo dia 22 de março de manhã, em parceria com o Estado-Maior General das Forças Armadas, a Rota Histórica das Linhas de Torres, a empresa Xistarca e a Associação de Deficientes das Forças Armadas (entidade beneficiária da totalidade dos proveitos).
As competições, em sede do Desporto Militar, integram equipas da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da GNR e da PSP, com seleções militares de outros países, dando continuidade à internacionalização do evento, pelo quarto ano consecutivo, no âmbito do Conseil International du Sport Militaire.
Os atletas que cumprem o Maratona Trail 50km partem do Palácio Nacional de Mafra às 8h30 em simultâneo com a estafeta mista de quatro elementos de 50km. A Corrida Trail 10km tem início às 9h30 em Torres Vedras e a caminhada 6km tem lugar na Tapada Militar de Mafra pelas 9h.
Esta competição conta também com a presença de jovens atletas enquadrados pelo Desporto Escolar, em representação de várias escolas, sendo que os alunos terão um percurso próprio de acordo com o escalão a que pertencem: benjamins, infantis, iniciados e juvenis.