Peniche acolhe a exposição "Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", de Helder Luís na CENTRAL - CCI
A Exposição "Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", é o resultado de um projeto de fotografia documental realizado por Helder Luís entre 2018 e 2022.

Ao longo desses quatro anos, Helder Luís percorreu a costa portuguesa, a bordo de embarcações da pesca do cerco de Póvoa do Varzim, Caxinas e Vila do Conde, registando a faina da sardinha e a vivências dos pescadores, uma aventura que o conduziu, naturalmente, a Peniche, um porto piscatório com forte tradição na arte piscatória do cerco. Aqui encontrou um ritmo próprio, distinto dos restantes que havia documentado.
Desde 2018 que se dedica à exploração do tema do Mar e da Pesca, desde a captação de som e de imagem, fotografia ou filme, e têm sido vários os projetos documentais e artísticos do autor dentro do tema da cultura marítima, da memória e da relação com o mar.
Deste longo projeto, resultou igualmente o livro Sardinha, publicado em 2023 que documenta extensivamente a pesca do cerco em Portugal.
A exposição "Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", é inaugurada no dia 5 abril de 2025 pelas 16h30 e fica patente na CENTRAL - CCI até ao dia 8 de junho de 2025.
A CENTRAL - CCI funciona de segunda a sexta-feira das 10:00h às 18:00h e sábado das 13:00h às 18:30h, sendo a entrada livre.
Artigos Relacionados

Peniche acolhe a exposição "Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", de Helder Luís na CENTRAL - CCI

Alenquer | Feira da Saúde enche Romeira para conferências, jogos rastreios

Óbidos acolhe sessão de programação e capacitação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
