MARCO CLAUDINO: «Portugal Não Pode Parar – 11 meses de concretizações»
A AD – Coligação PSD/CDS apresentou o seu Programa Eleitoral para as Legislativas 2025. Não o faz a partir de uma folha em branco, mas após 11 meses de realizações e concretizações com que se pode orgulhar.

Em apenas 11 meses os impostos para as famílias e empresas desceram e o rendimento disponível aumentou.
Em apenas 11 meses foi invertido o caminho irresponsável ao nível da imigração, terminando-se a entrada sem controlo que o PS permitiu (ainda há poucos dias foi notícia de que com o PS 120 mil imigrantes entraram no nosso país sem ter sido verificado o seu registo criminal). Com a AD imigração, sim, mas com regras e humanismo.
Em apenas 11 meses foram tomadas decisões estratégicas e há muito adiadas: como o novo aeroporto de Lisboa, a 3ª Travessia sobre o Tejo ou ainda a Linha de Alta Velocidade (TGV).
Em apenas 11 meses foram aumentados os pensionistas duas vezes. Para além do aumento anual normal foi ainda atribuído um suplemento extraordinário, com especial incidência para quem tem reformas mais baixas;
Em apenas 11 meses foram valorizadas 19 carreiras da função pública, não podendo deixar de destacar a recuperação do tempo de serviço dos professores, que viram a sua profissão novamente dignificada.
Em apenas 11 meses o SNS aumentou em mais 2000 os seus profissionais, incluindo mais 200 médicos. Houve mais 170 mil utentes que passaram a ter médico de família, tendo havido no SNS mais consultas, mais intervenções cirúrgicas e um tempo de espera nas urgências reduzido em mais de 20%. O trabalho na área da saúde é exigente e permanente, mas não só se conseguiu parar o caminho do caos e da degradação, como já se conseguem ver resultados positivos e de melhoria.
Em apenas 11 meses, mais do que se duplicou o número de casas que o Estado assumiu construir, tendo ainda sido garantidos os meios financeiros para o efeito.
Em apenas 11 meses, colocou-se a cultura para todos como um objetivo central, tendo sido assegurado acesso gratuito a palácios, museus e monumentos. Para todos!
Em apenas 11 meses isentou-se os jovens de IMT e Imposto do Selo, assim como foi concedida Garantia Pública, na compra da primeira casa, numa aposta de retenção dos nossos jovens no nosso País, para termos presente e futuro no nosso País.
Em apenas 11 meses tudo isto foi feito com excedente orçamental que superou as expetativas de todos e um crescimento económico acima de qualquer previsão.
Em apenas 11 meses, pergunto, alguém acreditava possível obter tantos e tão bons resultados?
Apesar dos constantes bloqueios do PS e do CH nesta legislatura, são claros os dados positivos. E isso resulta do trabalho dos Portugueses e de um Governo e de um Primeiro-Ministro competentes, com responsabilidade e com maturidade. É este o trabalho que tem de continuar, porque Portugal Não Pode Parar!