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Lourinhã promove aplicação do jogo Rayuela - Missão Cibersegura da Polícia Judiciária em duas escolas

O município da Lourinhã integrou um projeto colaborativo, com a Equipa de Desenvolvimento Digital, do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente (AEDLV), com o objetivo de aplicar o videojogo Rayuela - Missão Cibersegura - da Polícia Judiciária, uma importante ferramenta para a prevenção do cibercrime e integração de estratégias de consciencialização, dirigidas ao comportamento online de crianças e jovens.

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Foto: CML
Foto: CML

Esta atividade, de carácter didático, interativo e intuitivo, apresenta seis ciberaventuras que recriam diversas situações da vida real, abordando fenómenos como o ciberbullying, o aliciamento online, o discurso de ódio, as ameaças cibernéticas, as relações tóxicas online e as fake news e foi disponibilizada a cerca de 170 alunos, de oito turmas do 7.º ano letivo, da EB 2,3 Dr. João das Regras e da EB 2,3 de Ribamar. Em todas as sessões, e após a conclusão de cada aventura, foi promovida a reflexão e o debate sobre a temática.

Para a autarquia, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Unidade Multidisciplinar de Apoio às Escolas, integrada na Divisão de Educação da Câmara Municipal da Lourinhã, o jogo Rayuela permitiu a intervenção técnica junto dos alunos, com vista à promoção do desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente as digitais, promovendo conhecimentos e respetivos comportamentos no uso adequado das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente socioeducativo.

Já no âmbito do Plano de Desenvolvimento Digital da Escola do AEDLV, o jogo Rayuela apresentou-se como uma ferramenta de trabalho, que permitiu dar resposta às necessidades diagnosticadas, especificamente, no que respeita ao reconhecimento da Educação Digital como essencial para o desenvolvimento pessoal e sucesso educativo dos alunos. Para além disso, revelou-se um meio eficaz e eficiente na intervenção com alunos, motivando o seu envolvimento, através do jogo, na reflexão crítica e debate sobre temáticas como o ciberbullying, segurança na internet, discursos de ódio online e comportamentos de segurança a adotar, face a situações vividas pelo próprio ou por outros.