Confirmada presença de Marcelo Rebelo de Sousa no centenário da Física
No próximo dia 9 de abril a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras completa o seu primeiro centenário. As comemorações têm vindo a decorrer desde o ano passado e culminam agora na data da efeméride, prolongando-se durante mais uns meses, conforme anunciou António Gonçalves, presidente da direção, em conferência de imprensa realizada na passada segunda-feira.

O Presidente da República estará presente na sessão solene, a partir das 21h, no pavilhão da Física, que este ano substitui a habitual Gala “Mens Sana in Corpore Sano”. Será o ponto alto das comemorações, prevendo-se a presença de cerca de 1.200 pessoas, entre associados, atletas e convidados. A sessão conta ainda com a atuação da Orquestra do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues. António Gonçalves desconhece ainda se Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar a associação, mas é possível que o venha a fazer, à semelhança com o que fez quando o Torreense festejou também o seu centenário.
No mesmo dia 9, mas às 11h30, será celebrada missa em memória dos sócios fundadores e todos os associados já falecidos, na igreja da Graça, presidida por Dom Rui Valério, patriarca de Lisboa.
Na sexta-feira seguinte, dia 11 de abril, prosseguem as comemorações do centenário da Física, com um concerto na Expotorres, de tributo à instituição, com a participação novamente da Orquestra do Conservatório de Música e a colaboração e produção de vários artistas locais. “Será um espetáculo de torrienses para torrienses”, referiu António Gonçalves, que destacou o facto de nenhum dos músicos convidados ter recusado o convite, “o que nos deixa muito felizes e demonstra a importância da Física para a sociedade torriense, até porque alguns desses artistas foram também alunos da associação”. Neste concerto prevê-se que estejam presentes mais de três mil pessoas, entre atletas, familiares e público em geral. Os bilhetes estarão à venda em breve.
Os outros momentos comemorativos do centenário da Física irão decorrer pelo menos até ao início da próxima época desportiva. Entre eles realce para a inauguração do museu do clube, atualmente em fase de construção; e ainda o lançamento de um livro sobre os cem anos da agremiação, a lançar em data a anunciar.