Saltar para o conteúdo principal

Confirmada presença de Marcelo Rebelo de Sousa no centenário da Física

No próximo dia 9 de abril a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras completa o seu primeiro centenário. As comemorações têm vindo a decorrer desde o ano passado e culminam agora na data da efeméride, prolongando-se durante mais uns meses, conforme anunciou António Gonçalves, presidente da direção, em conferência de imprensa realizada na passada segunda-feira.

2 min de leitura
António Gonçalves, presidente da direção da Física
António Gonçalves, presidente da direção da Física

O Presidente da República estará presente na sessão solene, a partir das 21h, no pavilhão da Física, que este ano substitui a habitual Gala “Mens Sana in Corpore Sano”. Será o ponto alto das comemorações, prevendo-se a presença de cerca de 1.200 pessoas, entre associados, atletas e convidados. A sessão conta ainda com a atuação da Orquestra do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues. António Gonçalves desconhece ainda se Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar a associação, mas é possível que o venha a fazer, à semelhança com o que fez quando o Torreense festejou também o seu centenário.

No mesmo dia 9, mas às 11h30, será celebrada missa em memória dos sócios fundadores e todos os associados já falecidos, na igreja da Graça, presidida por Dom Rui Valério, patriarca de Lisboa.

Na sexta-feira seguinte, dia 11 de abril, prosseguem as comemorações do centenário da Física, com um concerto na Expotorres, de tributo à instituição, com a participação novamente da Orquestra do Conservatório de Música e a colaboração e produção de vários artistas locais. “Será um espetáculo de torrienses para torrienses”, referiu António Gonçalves, que destacou o facto de nenhum dos músicos convidados ter recusado o convite, “o que nos deixa muito felizes e demonstra a importância da Física para a sociedade torriense, até porque alguns desses artistas foram também alunos da associação”. Neste concerto prevê-se que estejam presentes mais de três mil pessoas, entre atletas, familiares e público em geral. Os bilhetes estarão à venda em breve.

Os outros momentos comemorativos do centenário da Física irão decorrer pelo menos até ao início da próxima época desportiva. Entre eles realce para a inauguração do museu do clube, atualmente em fase de construção; e ainda o lançamento de um livro sobre os cem anos da agremiação, a lançar em data a anunciar.

Artigos Relacionados

Futebol | Torreense perdeu em casa e caiu para oitavo

O Torreense recebeu o FC Porto B este domingo, dia 30, para a 27.ª jornada da Liga 2, e acabou por perder por 2-4. A equipa de Torres Vedras chegou a estar a perder por 0-3, mas ao intervalo já tinha reduzido para 2-3. Contudo, logo após o intervalo os visitantes marcaram novamente e fixaram o resultado final. Com este resultado o Torreense baixou para o oitavo lugar da classificação, com 40 pontos.

Futebol | Torreense soma e segue na liga feminina

Com dois golos de Janaina Weimer, uma na primeira parte e outro na segunda, o Torreense derrotou o Damaiense este domingo por 2-0, no Manuel Marques, na jornada 19 da liga feminina de futebol. Na classificação o Torreense regressou ao quinto lugar e na próxima jornada pode mesmo vir a subir ao quarto posto, se derrotar o Racing Power.

By Ylena Joaquim Santos apoia crianças e jovens com deficiência

Ylena Joaquim Santos sofre desde o nascimento de esclerose lateral amiotrófica (ELA) juvenil, uma doença degenerativa e sem cura, caraterizada pela perda das faculdades motoras. Natural da Suíça, a vida desta jovem luso-descendente de 18 anos e dos pais, que são do concelho de Torres Vedras, tem sido uma luta constante à medida que vai perdendo cada vez mais capacidades físicas.
3 min de leitura
Ler mais