Saltar para o conteúdo principal

Alunos de Chãos e Freiria reivindicam melhores condições nas escolas

Os alunos do terceiro e quarto anos das escolas básicas de Chãos e Freiria apresentaram um manifesto com reivindicações para melhorar as condições de estudo. A iniciativa decorreu no âmbito do projeto municipal “Vozes, Câmara, Ação!” e culminou com a entrega do documento à presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a reunião pública descentralizada, realizada no Freiria Sport Clube, no dia 25 de março.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Alunos de Chãos e Freiria reivindicam melhores condições nas escolas

Ana Sofia e Lucas, alunos da Escola Básica de Chãos, destacaram que, apesar de gostarem da escola, consideram que faltam condições adequadas. Entre os pedidos apresentados estão um sinal de internet mais eficaz, uma sala para educação física, pintura nova da escola, substituição dos estores das salas de aula, instalação de luzes mais económicas, novos móveis (mesas, armários e cabides) e quadros brancos para cada ano letivo.

Os alunos também solicitaram a criação de um espaço para uma biblioteca e um refeitório dentro da escola, pois atualmente têm de se deslocar até à associação local para almoçar, mesmo em dias de chuva. Para o recreio, pediram um espaço coberto ou uma sala polivalente para os dias chuvosos, relva sintética no campo de futebol, um baloiço e uma casinha na árvore. Outros pedidos incluem transporte gratuito para visitas de estudo, ar condicionado no refeitório e mais piscinas ou um parque aquático no concelho.

A turma da Escola Básica de Freiria não esteve presente na reunião por estar ausente da escola, mas o seu manifesto foi lido por uma técnica da autarquia. Os alunos solicitaram ar condicionado para as salas de aula e o refeitório, melhorias nas Atividades Extracurriculares com enfoque para as ciências, atividades experimentais e novos idiomas, um campo de futebol maior e relvado, um baloiço, uma mesa de snooker, um aquário com peixes, bolas novas, uma sala de informática e a pintura dos muros da escola. Também relataram infiltrações nas casas-de-banho dos professores e solicitaram novas sanitas para os alunos.

Para a freguesia, reivindicaram lombas na estrada em frente à escola, um parque verde e piscinas. Para a cidade, pediram alternativas para o corso de Carnaval das crianças em dias de chuva, mais carros elétricos e aumento do número de médicos de família.

A presidente da Câmara, Laura Rodrigues, reconheceu que as escolas de Chãos e Freiria são as mais antigas do concelho e garantiu algumas melhorias imediatas. Nos Chãos, os estores serão substituídos em breve e, no próximo verão, serão realizadas obras na escola e no seu espaço exterior. Na Freiria, afirmou que a autarquia tentará atender aos pedidos possíveis, mas explicou que não haverá grandes transformações, pois aguarda a aprovação de financiamento para a construção de uma nova escola na localidade, garantindo melhores condições para todos os alunos do ensino básico.