Alentejo, Extremadura e Centro de Portugal unem-se como um único destino turístico para conquistar o mercado ibérico e europeu
Duas regiões portuguesas e uma espanhola, cujos territórios são contíguos no oeste da Península Ibérica, uniram forças e potencialidades para se apresentarem como um destino turístico único. Com uma proposta de valor genuína, diferenciada e diversificada, que integra património histórico e cultural, natureza, lazer, gastronomia e enoturismo, Alentejo, Extremadura e Centro de Portugal formam uma aliança de forte atratividade turística, convidando à descoberta de “3 regiões, 2 países e um só coração”, como proclama o seu lema promocional.

Embora colaborem há vários anos no setor do turismo, é em 2025 que as três regiões dão um passo em frente com o lançamento desta estratégia conjunta, focada na promoção internacional enquanto destino único, com o objetivo de impulsionar as visitas provenientes do seu principal mercado emissor: o ibérico.
Esta iniciativa de cooperação aposta na competitividade e mobilização de sinergias, e foi oficialmente apresentada em Madrid, num evento realizado na Real Academia de Belas Artes de San Fernando. Estiveram presentes Victoria Bazaga, Conselheira de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta da Extremadura; José Santos, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Rui Ventura, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal.
Os representantes das três regiões partilham o mesmo objetivo: maximizar os esforços conjuntos e competir com maior eficácia por um mercado potencial de 60 milhões de pessoas — a população combinada de Portugal e Espanha.
Graças à força da união, o destino Alentejo, Extremadura e Centro de Portugal estará também mais bem posicionado para atrair os 120 milhões de turistas internacionais que anualmente visitam os dois países vizinhos. A localização geográfica das três regiões, entre Madrid, Sevilha, Lisboa e Porto — grandes centros urbanos com aeroportos internacionais e elevados fluxos turísticos — constitui um trunfo fundamental nesta estratégia.
Durante a sua intervenção, Victoria Bazaga, Conselheira de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta da Extremadura, destacou a vontade de “vos oferecer o nosso coração para tornar maior o de todos, o coração e o esforço de sermos capazes de mostrar que neste templo que temos, nestas três regiões e dois países, há tanto para ver, tantas experiências para viver, que nos tornaremos num dos destinos de interior sustentáveis e culturais mais importantes do mundo”.
José Santos, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, sublinhou que “os territórios do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura podem assumir uma centralidade estratégica no contexto do mercado ibérico, que é essencial saber aproveitar. Esta localização deve transformar-se numa força eficaz de vendas. A complementaridade entre os três territórios é uma oportunidade para reforçar a competitividade, sobretudo nos períodos de menor procura. Além disso, gostaria de destacar que a capital da região, Évora, foi designada Capital Europeia da Cultura 2027 — um reconhecimento que constitui não só uma vantagem estratégica para a projeção da identidade cultural do Alentejo, como também um atrativo adicional para trazer visitantes de toda a Europa, oportunidade que devemos explorar em conjunto.”
Por sua vez, Rui Ventura, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, afirmou que “a ação conjunta em Madrid reforça o compromisso das três regiões em afirmarem-se como um destino integrado, autêntico e competitivo no espaço ibérico. O Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura têm todas as condições para liderar uma nova abordagem ao turismo de interior, baseada na valorização do território, na sustentabilidade e na criação de valor para as comunidades. Quando nos unimos, deixamos de ser regiões periféricas para nos tornarmos num centro estratégico com enorme potencial. Esta cooperação é cada vez mais uma força ativa para o desenvolvimento económico e para a coesão territorial”. Ventura propôs ainda aos seus parceiros do Alentejo e da Extremadura a criação de um passaporte enoturístico ibérico, como forma de incentivar os visitantes a percorrerem o território das três regiões.
A gastronomia, uma das características distintivas destas regiões, teve um papel de destaque neste evento. Intervieram os chefs João Mourato (Alentejo), Luís Almeida (Centro de Portugal) e o consultor gastronómico das Hospedarias da Extremadura, Fernando García de la Orden, que descreveram as tapas preparadas com produtos locais para serem degustadas no cocktail que encerrou a apresentação em Madrid. Estiveram também presentes os queijos com DOP Torta del Casar, La Serena, Ibores e Acehúche, os queijos de cabra de Castuera, os vinhos com DOP Ribera del Guadiana, Bodegas Orán e o presunto DOP Dehesa de Extremadura.