Saltar para o conteúdo principal

Vários países europeus sofreram um apagão geral. Falhas no abastecimento começaram por volta das 11h35. Causas ainda desconhecidas.

Uma grande falha no fornecimento de energia atinge Portugal e Espanha esta segunda-feira, deixando milhões de pessoas sem eletricidade. Os relatórios indicam problemas na rede eléctrica europeia. Actualizações a seguir.

1 min de leitura
Imagem ilustrativa: Vários países europeus sofreram um apagão geral. Falhas no abastecimento começaram por volta das 11h35. Causas ainda desconhecidas.

Portugal e Espanha estão a ser atingidos por um corte de energia generalizado esta segunda-feira, deixando milhões de pessoas sem eletricidade, de acordo com as autoridades locais.

Em Portugal, fontes oficiais afirmaram aos meios de comunicação social nacionais que o corte de energia foi de âmbito nacional, enquanto que em Espanha há relatos semelhantes.

O aeroporto internacional de Barajas, em Madrid, ficou sem eletricidade e as telecomunicações também foram afetadas. Entretanto, outros aeroportos da região ficaram paralisados.

Os cidadãos de Andorra e de partes de França, que fazem fronteira com Espanha, também foram afetados pelo apagão. De acordo com as últimas informações, foram registados outros cortes de energia até à Bélgica.

As causas ainda não são claras. Os meios de comunicação social nacionais dão conta de problemas na rede eléctrica europeia, que, no entanto, afetaram as redes nacionais na Península Ibérica. Um incêndio no sudoeste de França, na montanha Alaric, que danificou uma linha eléctrica de muito alta tensão entre Perpignan e Narbonne oriental, foi também apontado como uma possível causa.