Saltar para o conteúdo principal

Trabalho elaborado no âmbito do Projeto “RAMA” inaugurado na Paços

Exposição A imagem morre no coração, do artista Fredrik Robens, enquadrada na quarta edição da Bolsa de criação “Território – Comunidade – Sustentabilidade” e elaborada em residência artística no âmbito do projeto “RAMA”, foi inaugurada no passado sábado, dia 15 de março, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, local onde estará patente, até dia 10 de maio.

3 min de leitura
Imagem ilustrativa: Trabalho elaborado no âmbito do Projeto “RAMA” inaugurado na Paços

 exposição A imagem morre no coração, do artista Fredrik Robens, enquadrada na quarta edição da Bolsa de criação “Território – Comunidade – Sustentabilidade” e elaborada em residência artística no âmbito do projeto “RAMA”, foi inaugurada no passado sábado, dia 15 de março, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, local onde estará patente, até dia 10 de maio.

Recorde-se que aquela bolsa é atribuída anualmente pela Câmara Municipal de Torres Vedras a um artista finalista do Mestrado em Artes Plásticas da ESAD (Escola Superior de Artes e Design, situada nas Caldas da Rainha) para a realização de uma residência na RAMA – Residências Artísticas (projeto destinado a artistas, investigadores e curadores, a funcionar nas aldeias da Maceira e Alfeiria, as quais pertencem aos territórios, respetivamente, da União das Freguesias de Dois Portos e Runa e da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões, com o apoio do Município).

A inauguração, que iniciou com um concerto e instalação audiovisual denominado Klangbild, de Fredrik Robens, em parceria com o guitarrista Cyril Reichenbach, artista com quem realizou residência artística na RAMA, proporcionou às cerca de duas dezenas de espetadores, um momento de particular atenção ao fruto deste encontro e partilha dos dois artistas.

Pela ocasião, Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras referiu a ligação do Município e a ESAD, uma parceria longa, com diferentes expressões ao longo do tempo, sendo que, com a atribuição desta Bolsa se pretende possibilitar aos alunos de Mestrado em Artes Plásticas o desenvolvimento de uma residência artística com tutoria na RAMA, referindo que a exposição de Fredrik Robens é resultado desse processo. Ana Umbelino destacou ainda o papel do Município na materialização de um direito constitucionalmente consagrado - o direito à liberdade de criação cultural e artística, através dos seus equipamentos culturais e particularmente da Paços – Galeria Municipal, enquanto espaços de apresentação das suas obras e práticas artísticas, abertas à fruição por todos os cidadãos e cidadãs.
Ana Umbelino finalizou a sua intervenção, deixando um agradecimento a Paulo Brighenti, fundador e coordenador da RAMA, a Ana Anacleto, curadora da exposição e responsável pelo programa de tutorias na RAMA e que desde 2023, leciona no Mestrado em Artes Plásticas, na ESAD das Caldas da Rainha e em especial ao artista Fredrik Robens.

Após esta intervenção, seguiram-se algumas palavras de Paulo Brighenti, que efetuou o enquadramento da RAMA, como um centro de investigação avançada no campo das artes e no cruzamento com as ciências e a educação, procurando ideias para a sustentabilidade, a ecologia e o equilíbrio entre sistemas, enfatizando que foi gratificante para a mesma, acolher o trabalho do artista e ainda de Ana Anacleto, que contextualizou a ampla formação artística de Fredrik Robens (que passa pela literatura, pelas artes visuais e pela música) e ainda a exposição A imagem morre no coração e a sua dimensão performativa.

A ocasião terminou com mais um momento do concerto e instalação audiovisual Klangbild.

Artigos Relacionados

Plutonio é a primeira confirmação da Feira de São Pedro 2025

O artista Plutonio é a primeira grande confirmação da Feira de São Pedro 2025, em Torres Vedras, que ocorre de 26 junho a 6 julho. O palco contará com a presença do rapper, dia 4 de julho, no primeiro de três concertos já programados para o evento, prometendo animar o público com os seus maiores sucessos, tais como “Interestelar” e “País das Maravilhas”.
2 min de leitura
Ler mais

Carlão no palco da Feira de São Pedro 2025

Carlão é o segundo nome confirmado na programação musical da Feira de São Pedro, em Torres Vedras, que ocorre de 26 de junho a 6 de julho. O artista atua no dia 5 de julho, sendo o segundo de três concertos do evento.
1 min de leitura
Ler mais

Abril é o mês dedicado à Saúde no concelho de Torres Vedras

O evento “Abril, mês da Saúde” vai ter em 2025 a sua sexta edição. Organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a parceria do Mercado Municipal de Torres Vedras e a Unidade Local de Saúde do Oeste e o apoio à divulgação da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a edição deste ano do “Abril mês da Saúde” consubstancia-se, à semelhança das anteriores edições do evento, num vasto programa de ações descentralizadas na área da promoção da Saúde que têm lugar no concelho de Torres Vedras, como aulas abertas de atividade física, ações de (in)formação, encontros, exposições, workshops, avaliações, rastreios e recolhas de sangue.
1 min de leitura
Ler mais