
A expansão da Inteligência Artificial, a disseminação da Internet das coisas (IoT) e a intensificação da ligação humano-robot, implicam atualmente fortes transformações em diversos setores da sociedade, quer ao nível das organizações como dos seus agentes. O desporto é também um desses setores onde a tecnologia tem assumido uma relevância crescente, trazendo novas oportunidades e contribuindo para a melhoria das intervenções, mas também implicando novos desafios.
É neste contexto que surge a Conferência “Inteligência Artificial e Desporto: (r)evolução e desafios”, com um programa composto por diferentes formatos de interação, e dirigida a agentes desportivos, com o intuito de contribuir para a construção coletiva de uma visão esclarecida e avançada do ecossistema desportivo português, tendo como base as oportunidades e as ameaças da Inteligência Artificial.
Nuno Mateus, membro integrado do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, será um dos oradores e irá abordar o tema “Inteligência Artificial, Treino Desportivo e Performance”, a que se seguirá uma partilha de experiências com Pedro Sequeira, presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e Miguel Saraiva, coordenador da área de Observação e Análise da Academia Cristiano Ronaldo do Sporting Clube de Portugal.
As inscrições, que decorrem até dia 15 de maio em tvedras.pt/biuon, são gratuitas para agentes desportivos de associações e empresas do Concelho, estudantes e docentes das escolas pertencentes ao Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã. Para os restantes participantes a inscrição tem o valor de 35,00 €.
Esta conferência tem créditos do IPDJ (1.3 U.C. Treinadores; 1.3U.C. Técnicos de Exercício e Diretores) e certificação ACD para professores pelo CFETVL.