Saltar para o conteúdo principal

Sobral de Monte Agraço | PCP festejou 104 anos de vida

“A longevidade do PCP deve-se à luta dos trabalhadores”, afirmou Bernardino Soares durante o almoço do 104.º aniversário do Partido Comunista Português, no passado dia 9, organizado pela Comissão Concelhia do Sobral de Monte Agraço. O membro do Comité Central do PCP referiu ainda que “este partido continuará a ser a única organização política na luta pelos direitos do nosso povo e a lutar por uma vida melhor”.
No encontro, que reuniu mais de uma centena de militantes e simpatizantes na sede do Clube Recreativo da Sapataria, Bernardino Soares referiu-se à atualidade política nacional e internacional, frisando que “o salário e a reforma são um direito das pessoas, a pobreza resolve-se dando às pessoas condições para deixarem de ser pobres”.
O primeiro discurso foi de Cláudia Soares, da Comissão Concelhia do PCP, que traçou como principal objetivo nas próximas eleições autárquicas a recuperação da Junta de Freguesia da Sapataria, que a CDU perdeu para uma lista independente nas eleições de 2021.
Luís Soares, já anunciado como candidato à presidência da Câmara do Sobral de Monte Agraço pela CDU, disse encarar o desafio “com entusiasmo, mas ciente de que é um desafio coletivo, de enorme responsabilidade e para o qual todos estão convocados. O momento é de afirmação, de criar impulso e de apontar de forma certeira para a concretização de objetivos e projetos que estão por realizar”.
“Para o futuro que ambicionamos, a visão refletida e assumida para o concelho considerará, de modo integrado, as perspetivas de desenvolvimento demográfico, social, económico, a dimensão ecológica e ambiental, bem como aquelas que são as nossas matrizes identitárias e que estão presentes na nossa memória coletiva”, sublinhou, acrescentando que pretende apostar na regeneração do espaço urbano e na valorização do património, sem esquecer as zonas mais rurais.
Como projetos, o candidato mencionou a variante nascente à vila que ligará a EN248 à EN115, facilitando também o acesso à zona industrial; a revisão do PDM e ampliação das zonas industriais do Sobral e da Sapataria em cerca de 15 hectares cada uma.
Luís Soares lembrou ainda que o concelho está a crescer em população, o que obriga a uma adaptação da estrutura municipal. Nesse sentido, referiu-se a outros projetos, como a renovação do antigo posto da GNR; para além da instalação de um novo relvado sintético no campo de jogos; a transformação do antigo eucaliptal num novo parque verde; a Estratégia Local de Habitação; a requalificação das garagem e estaleiro municipais, do mercado e do antigo matadouro; e reparação de vias municipais. Destacou igualmente a criação da Creche da Sapataria, “uma obra das mais estruturantes para a freguesia e para o concelho, que vem dar resposta a uma necessidade premente das famílias”.
A transferência de competências para o poder local, mais o rejuvenescimento e o aumento da população em 3,8%, obrigam, segundo Luís Soares, ao reforço do investimento municipal em algumas áreas, em particular a educação, com o aumento de transportes e refeições escolares e prolongamentos de horários. Só no quadro de pessoal houve um aumento de 190 para cerca de 300 trabalhadores. O candidato da CDU prometeu também que vai exigir “mais e melhores cuidados de saúde primários, intervenções nas estradas nacionais que cruzam o nosso concelho, a construção do IC11 e do pavilhão na nossa escola”.
O almoço terminou com um aplauso de pé a José Alberto Quintino, que terminará o cargo de presidente da Câmara ao atingir a limitação de mandatos.

Imagem ilustrativa: Sobral de Monte Agraço | PCP festejou 104 anos de vida

Artigos Relacionados

Ministro da Agricultura visita exploração em Óbidos afetada pelo mau tempo

O ministro da Agricultura visitou, no dia 27 de março, a exploração da Anthirium4You, na Quinta do Pedegral, no Sobral da Lagoa, que foi fortemente afetada pela intempérie que assolou a região. Na visita à empresa, que registou prejuízos a rondar os 190 mil euros e é responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica, José Manuel Fernandes manifestou disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados.
2 min de leitura
Ler mais