Saltar para o conteúdo principal

Patriarca de Lisboa presidiu à Missa do centenário da Física

Dom Rui Valério, patriarca de Lisboa, presidiu na manhã do passado dia 9 na igreja de Nossa Senhora da Graça à Missa do centenário da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras. Celebração na qual participaram dirigentes associativos, atuais e ex-atletas, assim como autarcas, entre eles os presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia da cidade.

1 min de leitura
Foto: Fernando Miguel
Foto: Fernando Miguel

O prelado começou por dizer que aquele era um “dia memorável, um dia grande”, para assinalar um “sentimento de gratidão”. Mas, sobretudo, para enaltecer “os valores estruturantes da Associação Física”, que desejou “venham a ser os valores de toda a sociedade”. Hoje a “honrada e gloriosa Física de Torres Vedras, para além de comemorar o seu 100º aniversário, comemora e celebra também os valores em que acredita, desenvolve e transmite”, sublinhou.

Entretanto, Dom Rui Valério dirigiu uma saudação a “todos aqueles e aquelas que ao longo do tempo, ao longo deste século, se têm deixado plasmar, seja na personalidade, seja na vida e no caráter, por aquilo que a Associação Física transmite e nos comunica”. Acrescentando que “não é assim em todas as terras, garanto-vos, porque se calhar nem em todas as terras existe uma associação com o carisma e caráter da Física”.

Por fim o patriarca de Lisboa deu os “parabéns à Física, a quem a construiu, parabéns àqueles que hoje são os seus corpos dirigentes, parabéns a Torres Vedras e à sociedade portuguesa, e também internacional, porque têm aqui, realmente, uma pérola preciosa de referência em termos de desporto e de humanismo”.