Passadeiras vermelhas e inteligentes começam a ganhar forma em Torres Vedras
A cidade de Torres Vedras está a implementar um conjunto de medidas destinadas a reforçar a segurança rodoviária, com destaque para a pintura a vermelho das passadeiras para peões. Esta intervenção, já visível em várias zonas do concelho, faz parte de um investimento global de 200 mil euros que inclui também o reforço da sinalização horizontal ao longo de 90 quilómetros de vias. A medida visa aumentar a visibilidade das passadeiras, especialmente em horários de menor luminosidade, e reforçar a proteção dos peões.

Na reunião pública descentralizada da Câmara Municipal, realizada no passado dia 20, na Ponte do Rol, o vereador Sérgio Galvão, do movimento cívico Unidos por Torres Vedras, questionou o executivo sobre o ponto de situação da instalação de passadeiras com iluminação LED, uma proposta aprovada anteriormente, mas que até agora não foi concretizada. Em resposta, o vereador Nelson Aniceto explicou que estão previstas 70 passadeiras vermelhas para todo o concelho e que, na cidade, ainda faltam pintar quatro, localizadas em pontos críticos que exigem a realização dos trabalhos durante a noite para evitar constrangimentos no trânsito.
Quanto à iluminação LED, Nelson Aniceto anunciou que foi já adjudicada a instalação de quatro passadeiras inteligentes, com sistemas de iluminação de aproximação, que serão colocadas junto à ACRAL, junto à Staples, na reta de Santa Cruz e na rua Teresa de Jesus Pereira. As três primeiras estarão concluídas nos próximos dias. A intervenção na rua Teresa de Jesus Pereira será realizada apenas durante as férias letivas, após a aplicação de um novo tapete betuminoso.