Saltar para o conteúdo principal

Óbidos | Semana Santa voltou a reunir milhares de fiéis e visitantes numa celebração marcante

Terminou este domingo, dia 20 de abril, mais uma edição da Semana Santa de Óbidos, considerada o ponto alto das comemorações litúrgicas no concelho e que atraiu milhares de pessoas ao concelho. Ao longo de vários dias, foram muitos os fiéis e visitantes que se juntaram para viver com solenidade e reflexão os momentos centrais da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

2 min de leitura
Foto: Nuno Conceição / CMO
Foto: Nuno Conceição / CMO

A programação teve início em março, com a Procissão da Rapaziada, e ganhou impulso no Domingo de Ramos, com a tradicional bênção dos ramos e procissão, prosseguindo com diversas celebrações religiosas, destacando-se os momentos mais significativos do Tríduo Pascal. As procissões da Quinta-feira Santa e da Sexta-feira Santa voltaram a encher as ruas da vila com um ambiente de silêncio, devoção e grande envolvimento da comunidade local.

O grande destaque recaiu, como habitualmente, na Procissão do Enterro do Senhor, um dos momentos mais marcantes e participados da Semana Santa de Óbidos, onde a religiosidade e o património cultural se unem numa manifestação coletiva de fé e respeito.

Em termos culturais, destaque para os concertos que encheram, ao longo de três dias, o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, e para a exposição de tapetes de flores e sal, que envolveu as freguesias, na Galeria Nova Ogiva. Naquele espaço continua patente, até 11 de maio, uma exposição de fotografia de Uli Schmidt.

As cerimónias decorreram com uma forte adesão popular, num ambiente de ordem e contemplação, afirmando-se, uma vez mais, como um traço identitário profundo da comunidade obidense. A Semana Santa de Óbidos mantém-se, assim, como uma referência no calendário religioso da região Oeste, pela sua autenticidade, dimensão simbólica e riqueza patrimonial.