Escola de Dança Movimento conquista vários prémios em competições de dança
No passado mês de março, a Escola de Dança Movimento participou com 31 alunos no All Dance 2025, a maior competição de dança do país com a presença de cinco mil bailarinos e 220 escolas de dança.

Os alunos da Movimento apresentaram-se em três categorias de dança: hip-hop, dança clássica (ballet) e dança contemporânea com coreografias de João Cabaça, Mónica Figueiredo e Ricardo Ambrózio, tendo vários deles sido apurados para o Europeu e o Mundial do AllDance em Orlando, EUA.
Os bailarinos da Estufa trouxeram 10 premiações para Torres Vedras, entre as quais se destacam vários ouros: Diana Covas e Íris Martins em Dueto, crianças e pré-jovens (8 aos 14 anos) - 1.º lugar com 85,77 pontos; Diana Tobias, Laura Miranda e Carminho Rodrigues em Trio pré-jovens (11 aos 14 anos) - 1.º lugar com 88,87 pontos; Madalena Miranda, Madalena Vasconcelos e Maria Francisca Sousa, trio pré jovens open estudante, também classificadas em 1.º lugar com 86,99 pontos.
Com South Parking, Mia Messerschmidt, Laura Bento e Margarida Alferes, em dueto pré jovens (11 aos 14 anos) New All Dancer, trouxeram para o Oeste o segundo lugar.
O ouro veio também para as apresentações de grupo. Com a coreografia Pit Stop, os alunos mais velhos da turma A de Competição da Escola de Dança Movimento, conquistaram o primeiro lugar. A Smile on your Face, apresentação também coreografada por João Cabaça, teve o mesmo destino; congregando todos os alunos da turma B de Competição, concorreu em grupos open estudante, ficando classificada em primeiro.
Foram também apuradas para o Europeu em Tarragona: Patrícia Alfaia e Maria Eduarda Tenório com um dueto na categoria de Dança Contemporânea, jovens (15 aos 17 anos) e Adriana Matos e Madalena Casquinha com um dueto no escalão pré-jovens (11 aos 14 anos).
Destaque para a torriense Patrícia Sousa Alfaia, de 15 anos, que concorreu em três categorias distintas: Dança Clássica, Dança Contemporânea e Hip-Hop. Apresentando três técnicas distintas na competição, foi nomeada pelo júri do AllDance para Melhor Bailarina Jovem Estudante pelo conjunto das classificações obtidas por cada jurado das diferentes categorias.
Dance World Cup 2025
Ainda em março, a Escola de Dança Movimento esteve representada no Dance World Cup com 29 alunos a competir em Dança Clássica, Dança Contemporânea e Street Dance. Dos 29 alunos apresentados, 10 ficaram apurados para se apresentarem no Europeu, em Burgos.
Na Dança Clássica, a competição começou a sorrir para a pequena Íris Martins de apenas nove anos, no concorrido escalão children, que obteve o bronze com a variação Radish do bailado Cipollino.
A aluna Rosa Antunes dançou numa das categorias mais difíceis do evento, repertório clássico, no escalão sénior, obtendo o quinto lugar com a variação Cisne Negro. Já colocada no ensino superior no presente no letivo - e a estudar Direito -, esta bailarina torriense destaca-se por ter aulas e ensaiar apenas uma vez por semana, concorrendo com alunas que o fazem diariamente.
Em Hip-Hop, a primeira coreografia apresentada no Dance World Cup foi levada a palco pelas alunas Íris Martins e Diana Covas e levou a melhor no escalão Children Duet/Trio, ficando classificada em primeiro lugar. No escalão Junior, em duetos e trios, Lara Dias e Dalila Inácio, com A Joke On You, ficaram classificadas em terceiro e Mariana Martins e Maria Eduarda Tenório, com Big Girl Connection, em quarto lugar. Destaque também para o terceiro lugar de Inês Ferreira, Patrícia Alfaia e Susana Pereira, com Bounce Queens, na categoria Senior Duet/Trio.
Adagio 2025
No seguimento destas participações em competições, a Associação Estufa optou por levar apenas quatro alunas da Escola de Dança Movimento à Adágio - Encontro Internacional de Dança, em Ourém, apostando apenas numa pequena representação preenchida sobretudo com solos e duetos numa competição que tem uma forte componente de dança clássica e que é muito representativa do valor do território nacional sobretudo em clássico com a presença de algumas das melhores escolas de dança do país.
Iris Martins, de nove anos, ensaiada e acompanhada por Mónica Figueiredo, ficou classificada em primeiro lugar como solista em Dança Clássica (repertório ballet, escalão infantil) com uma rara classificação de 96 pontos, entre 14 solistas de escolas de dança de norte e a sul de Portugal.
Destaque também nesta edição da Adagio para o dueto de Madalena Quintans e Maria Jorge Pereira que garantiram o primeiro lugar no escalão júnior em dança clássica com uma pontuação de 92 pontos; um trabalho coreográfico ensaiado por Mónica Figueiredo.
Para além do pódio da Iris Martins, a aluna da Escola de Dança Movimento foi convidada a dançar na Gala Final da Adagio e recebeu o Golden Pass para as Finais do Grand Prix do Dance Open America, em Miami. A aluna irá representar o nosso país já em maio, acompanhada de um progenitor e de um professor da Estufa.
Recordamos que na Adagio 2023, Tomé Ferreira, aluno da Movimento e agora a estudar dança a nível superior, obteve também o primeiro lugar a solo, em Dança Contemporânea (seniores masculinos e femininos). Recebeu uma bolsa anual de estudos para uma escola de dança em Munique, Alemanha, e foi também apurado para Miami para o mesmo evento. Essa deslocação foi possível com o apoio do Município e Junta de Freguesia, empresas da região, media locais e doações de muitos particulares. No Dance Open America em 2023, Tomé Ferreira obteve o primeiro lugar em Contemporâneo, um convite para a Grande Gala onde participam as estrelas do American Ballet Theatre e o prémio do Público, ficando agora Iris Martins também solista com acesso a esse evento mundial.
Os particulares e empresas da região que pretendam apoiar esta pequena bailarina em formação para contactar a Associação Estufa em www.estufa.pt ou Magda Matias através do 936408775 ou do mail geral@estufa.pt
Artigos Relacionados

População do Ramalhal exige requalificação urgente do túnel da Abrunheira

Escola de Dança Movimento conquista vários prémios em competições de dança

Academia Espaço Dança conquista seis prémios no Adagio
