Centro Qualifica da Escola Secundária Henriques Nogueira apresentou projeto de qualificações até ao 9º ano
O Centro Qualifica (CQ) do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira apresentou publicamente na manhã do passado dia 14, em Torres Vedras, o «Projeto Local Promotor de Qualificações de Nível B1, B2 e B3» por si promovido. Que é desde já considerado “uma porta aberta a todos os adultos que querem regressar à formação".

Ao ato público compareceram vários convidados, entre eles a vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que classificou o referido centro como “um farol” em matéria de qualificação e formação de adultos. O qual “contribui fortemente” também para a “integração e interação” de migrantes na comunidade local, sublinhou a autarca.
Por isso mesmo, “é de reconhecer publicamente o esforço da Henriques Nogueira nesse acompanhamento às comunidades pendulares migrantes, que chegam cada vez em maior número ao território geográfico torriense”, informou.
Ora, foi precisamente para “melhorar as qualificações” das pessoas e dar-lhes “novas competências” com vista à sua inserção no mercado de trabalho ou noutros projetos de vida que o CQ apresentou o referido projeto. Ou seja, direcionado a pessoas com “muito baixas qualificações”, designadamente com apenas os 4º, 6º e 9º anos de escolaridade. Cuja inscrição é gratuita.
Recorde-se que já ali existe há alguns anos o curso de Português Língua de Acolhimento, precisamente direcionado para a comunidade migrante que vive atualmente no concelho de Torres Vedras e que a freguesia da Silveira passou também agora a disponibilizar instalações para esse tipo de aulas.
Ana Miguel, membro do Centro Qualifica que fez a citada apresentação pública, sublinhou na altura o facto da “força das parcerias” locais terem um papel “muito importante” na implementação do projeto. Instituto do Emprego e Formação Profissional, Câmara Municipal e setor empresarial concelhio foram algumas delas que citou naquele momento.