Saltar para o conteúdo principal

Alunos do Ramalhal sugerem melhorias para a escola e freguesia

Numa demonstração de cidadania ativa, os alunos da Escola Básica do Ramalhal, em Torres Vedras, participaram no passado dia 22 de abril numa reunião descentralizada da Câmara Municipal, realizada no Ameal. A sua intervenção decorreu no âmbito do projeto municipal "Vozes, Câmara, Ação", que visa envolver os jovens na reflexão sobre a vida escolar e comunitária.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Alunos do Ramalhal sugerem melhorias para a escola e freguesia

Apesar de terem abdicado de uma manhã de férias, as crianças mostraram grande entusiasmo ao apresentar diversas sugestões para melhorar a escola e a freguesia. Entre as propostas para o ambiente escolar, destacaram a construção de uma casa na árvore, a instalação de baloiços feitos de materiais reciclados, a criação de uma parede de escalada, a implementação de um galinheiro pedagógico e a inclusão de mais doces e lasanha de carne na ementa escolar.

Para a zona envolvente à escola, sugeriram a criação de um espaço para andar de patins, skate e bicicletas, assim como a formação de uma floresta para albergar um clube de aventura. As crianças manifestaram também preocupação com a segurança rodoviária à saída da escola, alertando para a velocidade excessiva dos automóveis na zona.

No que respeita à freguesia, foi destacada a necessidade de renovar o parque infantil de Vila Facaia, atualmente em más condições.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, valorizou as intervenções das crianças e afirmou que a Escola Básica do Ramalhal é “um exemplo a nível nacional”, sublinhando o envolvimento ativo dos pais na vida escolar. Relativamente às sugestões, comprometeu-se a estudar a instalação de baloiços reciclados e a colocar a parede de escalada. Informou ainda que a criação da floresta está prevista para uma zona verde próxima da escola.

Em relação às questões de segurança rodoviária, Laura Rodrigues explicou que está a ser finalizado um estudo de trânsito sobre a via em causa e que está prevista a colocação de uma passadeira e de semáforos controladores de velocidade, de modo a garantir a segurança dos alunos.

De referir que, o projeto “Vozes, Câmara, Ação” é uma iniciativa reforça a importância de envolver as crianças nas decisões sobre o futuro das suas comunidades, promovendo uma cidadania mais ativa e consciente.