Saltar para o conteúdo principal

Alunos da Josefa de Óbidos e da Universidade Lusófona criam jogos inspirados em lendas

Quatro dias, 45 alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e da Universidade Lusófona, oito jogos criados sob o tema “Heritage Remixed - Rediscover the Past, Reimagine the Future”. Assim foi a quarta e última game jam realizada em Óbidos no âmbito do projeto EPIC-WE, que decorreu entre os dias 13 e 16 de maio, na Praça da Criatividade.

1 min de leitura
Foto: CMO
Foto: CMO

Gamificar lendas de Óbidos foi o desafio lançado a este grupo de alunos, que contou, ao longo de quatro dias, com o apoio de vários facilitadores do Município para a vertente histórica e cultural dos jogos, e dos professores de ambas as instituições de ensino para a dimensão técnica de desenvolvimento.

Esta game jam, que se despediu com a apresentação pública das oito provas de conceito, no passado dia 16, foi antecedida de uma fase preparatória, que incluiu uma visita à vila com todos os alunos para que pudessem conhecer e trabalhar os temas a explorar.

O EPIC-WE é um projeto inovador, que pretende provar ou comprovar que, através do gaming e da experiência de criação por jovens estudantes universitários e do ensino secundário, é possível apreender os valores europeus através de jogos (jogos de e pela Cultura).

Em Portugal, é dinamizado pelo Óbidos Hub, estrutura resultante de uma colaboração entre um parceiro de investigação do ensino superior (Universidade Lusófona), um representante das indústrias criativas (BATTLESHEEP - BS), e um parceiro histórico-cultural (o Município de Óbidos).