A água e os fadistas: Hermínia Silva cantou o Alviela

Hermínia Silva nasceu em Lisboa a 23 de autubro de 1907 e faleceu no dia de Santo António de 1993. Dizem que havia rivalidades entre ela e Amália Rodrigues, que cada uma se considerava mais fadista do que a outra. Nada isso era verdade, segundo as próprias afirmaram. Hermínia foi quem levou o fado para as revistas do Parque Mayer.

Ler mais....

«Patrimónios»: Joaquim Francisco Coutinho, um combatente da Colaria na 1ª Grande Guerra

Desta vez rumámos a sul. Até à Colaria, na freguesia da Freiria, para tomar o pulso ao sítio, apurando o quê sobre quem nas agruras da guerra selou uma parte da sua vida. Colaria é um lugar alpendrado numa colina cujo casario se espraia desde os moinhos até ao vale. De um lado, mirando-se Fernandinho, Aboboreira, Serra da Vila, Freiria, Montengrão. Do outro, Turcifal, Freixofeira, Carrascal, Caneira. Um sítio desempenado e de largas vistas. Até de noite tem grandeza.

Ler mais....

Haja saúde: tratar o ressonar

O ressonar produz sons desagradáveis, que surgem como consequência de uma obstrução das vias respiratórias. Há algumas coisas que pode fazer para os evitar ou ao menos diminuir, como por exemplo:

Ler mais....

Jornadas Europeias do Património 2018 pelas margens do Sizandro: dia 23 de Setembro

Sob o lema Partilhar Memórias – O Vale do rio Sizandro, caminharemos ao encontro de marcas e vestígios do nosso passado comum. Como lembra a Direcção Geral do Património Cultural, coordenadora destas Jornadas em Portugal, “Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a actualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração.

Ler mais....

Cristóvão Colombo: uma vida de mistérios e trampolinadas

Cristóvão Colombo era filho de João Gonçalves de Zarco (há quem afirme que era genovês, embora não haja provas concretas, antes pelo contrário, pelo facto do seu nascimento estar envolvido em pressupostos fantasiosos engendrados propositadamente com o fim de criar equívocos políticos e sociais), descobridor da ilha de Santa Maria (Açores) e chamava-se Salvador Fernandes Zarco, nasceu em Cuba (Alentejo) e daí o nome de Cuba dado à primeira ilha importante a que aportou.

Ler mais....

Hiperatividade nas crianças durante as férias não tem de ser um dilema

Muito se tem escrito sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), o que ajuda na sua compreensão, evitando a estigmatização de crianças a nível escolar e social. Mas, por outro lado, tem-se contribuído para a generalização abusiva desse diagnóstico.

Ler mais....

A melhor solução para as férias dos mais pequenos? Os avós!

O verão é o tempo por excelência das férias, do descanso, do lazer. E é também de grandes dores de cabeça para os pais, por ser sinónimo de férias grandes para as crianças, aquelas que começam ainda em junho e só terminam em meados de setembro.

Ler mais....

Haja saúde: tratar a anemia

Para tratar a anemia é necessário aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea, que é um componente do sangue. Para isso é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, pois eles ajudam o corpo a produzir hemoglobina.

Ler mais....

Haja saúde: as enxaquecas

Há pessoas que sofrem de fortes dores de cabeça com muita frequência. É a isso que se chama enxaqueca. Até agora o seu tratamento farmacológico inclui analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, alguns não são totalmente eficazes ou podem causar efeitos colaterais negativos.

Ler mais....

Haja saúde: o mau hálito do alho

É muito importante comer alho, pois ele é mesmo essencial para a nossa saúde. Reduz o risco de cancro, especialmente no estômago, esófago e cólon, além de diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Mas deixa um aroma bastante desagradável na boca.

Ler mais....

Haja saúde: tratar a gastrite

Sente de vez em quando um ardor ou queimação no estômago? Deve ser gastrite ou mesmo princípio de úlcera. Deixamos aqui referência a alguns produtos que ajudam a tratar esses males. Se o incómodo não passar, consulte um médico.

Ler mais....

Haja saúde: insuficiência renal

A insuficiência renal crónica é uma lenta e progressiva diminuição da função renal. À medida que ela evolui e se acumulam substâncias tóxicas no sangue o indivíduo começa a sentir-se pesado, cansa-se facilmente e diminui a sua agilidade mental.

Ler mais....

Haja saúde: a rinite alérgica

Para poder reduzir os sinais dessa alergia as receitas caseiras são de vital ajuda. As que se destacam de seguida são:

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
423
1105
34277
16

Acesso Assinantes