Haja saúde: reduzir as varizes

As varizes são veias dilatadas que inflamam e que podem ser notadas facilmente por debaixo da pele, tornando-se um problema estético e também de saúde. Por vezes causam mesmo dores fortes. Há várias coisas que se pode fazer e que as reduzem e aliviam a dor. Por exemplo:

Ler mais....

«Conversas da Memória»: esquecimentos

O esquecimento representa a dificuldade em recordar uma informação no momento adequado. Na maioria das vezes a informação é recordada pouco tempo depois e, na maior parte dos casos, a presença desse fenómeno não significa que exista doença. As causas são variadas, o próprio envelhecimento, o stress e a ansiedade podem contribuir para o seu aparecimento.

Ler mais....

Mais de 150 médicos urologistas de bigode pela saúde do homem

Mais de 150 médicas e médicos urologistas de praticamente todos os hospitais do país deixaram crescer o bigode ou usar um pin com um bigode durante este mês. Essa iniciativa tem o objetivo de alertar para as doenças do homem como o cancro da próstata, mas também o cancro do testículo ou do pénis, as várias disfunções sexuais masculinas e as depressões.

Ler mais....

Patrimónios: Isidoro Rodrigues, um combatente da Bombardeira na 1ª Grande Guerra

Nasceu no lugar do Casal da Taberninha, na Bombardeira, freguesia de A dos Cunhados, em 2 de Março de 1894, tendo sido baptizado na igreja de Nossa Senhora da Luz, sita na dita freguesia, em 1 de Abril. Filho legítimo de João Rodrigues, natural da Taberninha, trabalhador, e de Maria da Luz, natural do lugar da Póvoa de Penafirme, freguesia de A dos Cunhados, doméstica.

Ler mais....

Aumentar o acesso a terapêuticas específicas reduz mortes por AVC

Mais e melhor prevenção, consolidação da rede de unidades de AVC e melhores tratamentos e um encaminhamento mais célere através da via verde são alguns dos métodos responsáveis pela redução da mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) no nosso país.

Ler mais....

Estudo revela que mais de metade dos portugueses operados à coluna estão em idade ativa

Mais de metade (52 por cento) dos portugueses operados à coluna no Serviço Nacional de Saúde (SNS) são indivíduos em idade ativa e a maioria são mulheres (55 por cento). Estas são as primeiras conclusões de um estudo divulgado recentemente no âmbito do Dia Mundial da Coluna (16 de outubro), sobre as cirurgias realizadas à coluna em Portugal nos hospitais do SNS.

Ler mais....

Recordações de viagens: São Gonçalo de Lagos, padroeiro da cidade de Torres Vedras

São Gonçalo nasceu em Lagos, no Algarve. Não se sabe bem ao certo a data do seu nascimento, segundo alguns escritos foi no ano de 1370. Desde muito jovem sentiu o chamamento de Deus, todo o seu amor ao Senhor foi viver em santidade, virtude e pureza, fazendo muita penitência e jejum.

Ler mais....

Haja saúde: benefícios da batata-doce

A batata-doce tem uma excelente capacidade de fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis, que não elevam em excesso o nível de açúcar no sangue. Além disso, quando consumida em pequenas quantidades, também pode ser usada em dietas de emagrecimento, pois ajuda a diminuir rapidamente a fome. Estes são alguns dos principais benefícios da batata-doce para a saúde:

Ler mais....

Haja saúde: combater o cancro

Está provado que os alimentos que consumimos podem provocar ou reduzir o risco de cancro. Sabe-se que o álcool e os enchidos favorecem esse tipo de doença. Por outro lado, os alimentos seguintes previnem-na.

Ler mais....

Haja saúde: gordura no fígado

O fígado gordo ocorre quando esse órgão começa a ter dificuldades para realizar as suas funções habituais, por culpa da acumulação de chamados ácidos graxos. Ainda que o médico possa prescrever alguns medicamentos serão mais eficientes se os acompanharmos com uma mudança na dieta. Eis alguns dos alimentos recomendados:

Ler mais....

Haja saúde: dor de cabeça

A dor de cabeça é muito comum, mas pode ser aliviada sem remédios através de medidas simples como colocar compressas frias na testa, especialmente se a causa da dor de cabeça for má alimentação, cansaço ou ansiedade, por exemplo. Porém, os cinco passos para aliviar a dor de cabeça em casa sem remédios incluem o seguinte:

Ler mais....

Haja saúde: cuide dos olhos

Apresentamos aqui alguns conselhos para cuidar dos seus olhos:
- Lave os olhos todas as manhãs com água fria, pois isso é um tónico precioso.
- Não leia com luz pálida ou fraca, pois cansa demasiado os olhos.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
836
5164
16390
20
2
18

Acesso Assinantes