Santo António de Lisboa, o grande taumaturgo

Falar de Santo António, o mais festejado e venerado dos santos portugueses, por si só não seria tudo se à volta da sua personagem não pairasse uma fulgorante auréola de sabedoria e bondade, que os históricos factos inegavelmente confirmam e aqui são recordados.

Ler mais....

Recordações de viagens: Madeira e o Santo da Serra

Maximiano de Sousa, mundialmente conhecido pelo nome artístico de Max, nasceu no Funchal, Madeira, em 1918 e faleceu em 1980. Com a sua interpretação de lindas canções, algumas até humorísticas, levou-as a todo o mundo enaltecendo a sua terra e as maravilhas que ela contém.

Ler mais....

«Conversas da memória»: o apoio ao cuidador

As doenças que provocam alterações de memória têm consequências que podem afetar não só o paciente como os cuidadores. Na maioria das vezes o cuidador familiar não tem noção (não teve qualquer formação) do que o espera e de quanto lhe será exigido.

Ler mais....

Obesidade: “A epidemia do século XXI”

A obesidade é considerada, nos países desenvolvidos, o distúrbio nutricional mais frequente em crianças e adolescentes, sendo definida como o resultado da acumulação excessiva ou anormal de gordura. Grave problema de saúde pública à escala mundial, a obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia do século XXI.

Ler mais....

Haja saúde: queda do cabelo

Muitas vezes a queda excessiva de cabelo deve-se a má alimentação, stress, anemia, problemas de circulação, alterações hormonais, etc… No entanto, a nível geral há um série de remédios naturais que, graças às suas propriedades, podem combater esse problema para manter um cabelo forte e abundante. Ei-los:

Ler mais....

O meu avô António na primeira Grande Guerra

Meu avô integrou o contingente nacional que esteve na Grande Guerra. Torriense de alma e coração, nasceu a 7 de Fevereiro de 1893 e é registado a 4 de Março desse ano na igreja paroquial de Santa Maria do Castelo. Estava solteiro e não conhecia ainda a sua futura esposa, Maria da Assumpção, com quem veio a casar alguns anos após regressar da guerra.

Ler mais....

A água e a toponímia: Taberna Seca

Trata-se de uma aldeia da freguesia, concelho e distrito de Castelo Branco. No Posto de Turismo e na Junta da Freguesia de Castelo Branco não souberam informar a razão do nome de Taberna Seca, mas foram simpáticos explicando o caminho a seguir até lá.

Ler mais....

Haja saúde: dor de dentes

A dor de dentes é uma das piores dores que podemos sentir e também um sintoma a que devemos prestar muita atenção, pois pode ser um sinal de que algo está mal na nossa boca. É recomendável consultar um especialista, mas entretanto pode aliviar a dor com os seguintes produtos naturais.

Ler mais....

Haja saúde: inflamação abdominal

Para tratar este mal pode usar produtos naturais. Por exemplo:
1. Água com vinagre de maçã. Misture uma colher de água e tome o remédio antes ou depois de comer;
2. Chá de canela. A canela é um ingrediente com propriedades digestivas que podem ajudar a desintoxicar o corpo e complementam o tratamento do inchaço e dos gases abdominais.

Ler mais....

Haja saúde: tratar a hipertensão

Uma contínua pressão arterial fora do normal aumenta consideravelmente a probabilidade de um enfarte, acidente vascular cerebral, alteração do sistema vascular e músculos do coração, insuficiência nos rins, perca de visão e morte súbita. Face à gravidade das consequências que a hipertensão provoca convém prevenir ou agir rapidamente e nas recomendações principais são já muito conhecidas.

Ler mais....

Haja saúde: controlar a diabetes

A diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o corpo não é capaz de regular os níveis de açúcar no sangue. Essa doença pode ser desencadeada por um fator genético, pelo obesidade, o stress, a má alimentação, doenças, cirurgias, medicamentos ou vírus, entre outros.

Ler mais....

Haja saúde: vencer a depressão

A depressão é um mal que ataca muitas pessoas e precisa de ser tratada por profissionais, mas há algumas coisas que podem ajudar a sair desse buraco negro. Por isso estes conselhos não substituem uma medicação nem são de aplicação universal, mas podem ajudar.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
15
2008
29108
16
0
16

Acesso Assinantes

Assine o Badaladas