Bloco de apontamentos: Festa da Família

No próximo domingo, dia 27, porque há a previsão da queda de chuva com alguma intensidade no fim-de-semana, a Festa da Família do Patriarcado de Lisboa, que estava inicialmente programada para se realizar no parque verde da Várzea, em Torres Vedras, teve de ser deslocada para o pavilhão do Externato de Penafirme.

Ler mais....

Eutanásia: pequeno contributo para um diálogo cultural sério

Como é sabido, no próximo dia 29 a Assembleia da República irá debater vários projetos de lei sobre a eutanásia. Porque o tema interessa a todos apresento alguns pontos de reflexão, pequeníssimo contributo para um debate que se deseja racional, sério e humanizante.

Ler mais....

Esperamos, e nem sempre colhemos (ficção)

Ao longo dos dias, esperámos. Vimos a serigrafia de Miró. Falámos, claro, de uma coisa e de outra, como a comida ou o estado do tempo. Lembro-me de teres dito “aquele livro de Camus”. E eu falei-te de dias com memória de gente conflituosa, que torna a vida mais difícil. Por outro lado disse-te: “As folhas das árvores quietas quando não há vento”.

Ler mais....

É desta que proíbem a caça na quinta da Areia, foz do Sizandro e em toda a zona envolvente?

Pela notícia que li recentemente no jornal Badaladas referente ao «Guia de Aves da Foz do Rio Sizandro» tenho de acreditar que, mesmo tardiamente, desta vez, já que até agora e não obstante, há muitos anos, terem sido apresentadas ao senhor Carlos Bernardes, atual presidente da Câmara, na altura vereador do Ambiente, provas, devidamente documentadas  e não refutadas pelo ornitólogo  José Simões, da riqueza cinegética dos locais referidos na notícia/conferência, destacada na edição do jornal Badaladas, de que não vão prolongar por mais tempo a desajustada permissão para caçar no local a que a conferência, se referiu, ou seja, quinta da Areia, foz do rio Sizandro, praia Aul e nos terrenos circundantes.

Ler mais....

Bloco de apontamentos: notícias falsas

Quando o jornal Badaladas foi fundado, corria o mês de maio do ano da graça de 1948, a verdade ainda era um conceito respeitável e um princípio nobre na vida das pessoas de então. A verdade tinha o valor e a força de lei. Podia-se acreditar naquilo que se lia a ouvia. Havia confiança nas pessoas e nas estruturas da sociedade.

Ler mais....

Pequeno ensaio sobre o ensino em Portugal

Sou um estudante do 12º ano. Estou há 12 anos consecutivos a lidar com o sistema de ensino português, as suas virtudes e as suas falhas. O acesso generalizado à educação, à formação, é indiscutivelmente um grande feito no nosso país. Saber que temos ensino (quase) gratuito até ao 12º ano é algo de que muitos povos não se podem gabar, no entanto, há muita margem para melhorar...

Ler mais....

Agricultura biológica: um regresso ao passado? Nem por isso!

Será esta a altura de se dar algum espaço e atenção a este importante e decisivo tema que nos acompanhará nas próximas décadas? O concelho de Torres Vedras tem na sua natureza mais distante as atividades agrícolas e a pecuária. É destas duas grandes tarefas que provêm o rendimento, o bem-estar das populações e a saúde, diria, de todas as empresas locais.

Ler mais....

A obra de Arnaut não morre

O desaparecimento de António Arnaut sobrepõe-se a tudo o que se passou na semana parlamentar, sobre o que deveria discorrer nesta tribuna. De entre tantas realizações que a democracia permitiu (e que já assinalei em outras ocasiões) e a par da escola pública, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) será, por ventura, uma das mais importantes.

Ler mais....

Meter na gaveta

Há bem pouco tempo comemorou-se a queda do antigo regime, apregoando que finalmente foi conquistada a liberdade. Será assim? No dia 29 deste mês vai ser votada a lei sobre a eutanásia, tema este que não consta em nenhum programa eleitoral nas últimas eleições, pelo menos não foi trazido para o debate público aquando da campanha.

Ler mais....

Queda do Governo?

Nos últimos dias, têm sido notícia as opiniões do presidente da República (pR) e do primeiro-ministro sobre as consequências da não aprovação do Orçamento de Estado para 2019 pelos partidos à esquerda do PS. Isto não é, na verdade, uma notícia, já que não contém rigorosamente nada de especial. 

Ler mais....

Há lontras por aí

A lontra, animal ágil e de hábitos noturnos, é um animal belíssimo e um indicador da "saúde" dos cursos de água: a sua presença e fixação indica águas limpas e a existência de alimento (peixes, crustáceos e o ocasional ninho de aves aquáticas). Foi por isso com emoção que encontrei um exemplar no passado fim-de-semana.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
1735
21878
58220
17
0
17

Acesso Assinantes

Empresa Precisa Pintores Construção Civil 969 894 730