Bloco de apontamentos: jardim da Graça

Agora que o convento e igreja de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, estão a ser pintados em toda a sua majestosa magnificência arquitetónica, era de todo o interesse que a Câmara Municipal ou a Junta da Freguesia, através dos seus renovados executivos, procedessem corajosamente à reforma ou reabilitação integral, ou como se queira chamar, fo frondoso Jardim da Graça.

Ler mais....

Eleições autárquicas - Uma análise a voo de pássaro

Os resultados das últimas eleições autárquicas são susceptíveis de variadas leituras que nos permitem compreender - ou nem por isso - o sentido do voto do eleitorado que se pronunciou na ida às urnas ocorrida no passado dia 1, data que, curiosamente, precede em quase um mês certo a ida às mesmas que costuma acontecer todos os anos e podem, creio, sustentar as conclusões que se apresentam em seguida.

Ler mais....

Aos cidadãos, aos profissionais de saúde e aos políticos

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) não nasceu de um milagre mas antes de uma longa reflexão de anos com o objetivo da criação de uma carreira médica com formação exigente e o primeiro movimento aparece com "O Relatório das Carreiras Médicas", espante-se, na época de Salazar, cujos relatores foram ilustres médicos que, para além da profissão, deixaram marcas de cultura e de projetos sociais.

Ler mais....

No rescaldo do peditório de votos nas eleições autárquicas

Terminada a festa, o tempo continua a ser de rescaldo e reflexão; de fazer o balanço criterioso do sucedido e de recompor a “alma ferida” de muitos esperançosos, mas agora desiludidos. O peditório dos votos aos cidadãos realizado pelos candidatos autárquicos não contemplou, nem podia contemplar, todos os candidatos, como sempre acontece nestas andanças da política (do ganha-perde).

Ler mais....

Educar, comunicar, criar Octávio Carmo Jornalista

O lugar do “eu” na era das redes sociais está, como é comummente aceite, em profunda mutação. A missão dos que fazem parte da última geração analógica e têm de educar filhos que não “nativos digitais” nem sempre é fácil e torna-se particularmente complexa pela ausência de uma memória comum, neste campo.

Ler mais....

Bloco de apontamentos: trabalhar, trabalhar, trabalhar

“Trabalhar, trabalhar, trabalhar” foi o desafio que o agora eleito presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, deixou na noite do passado domingo após estarem encerradas as urnas eleitorais e conhecidos os resultados, que deram de novo a maioria absoluta do Partido Socialista.

Ler mais....

As metamorfoses cíclicas e a família

Uma e outra vez somos confrontados com situações recorrentes em que temos a sensação que já as tínhamos vivenciado talvez num outro contexto e num outro momento, contudo semelhantes na forma e no conteúdo. De algum modo possuímos a sensação que não aprendemos com os erros cometidos, com a experiência vivida. Será mesmo que temos alguma apetência para os repetir? O meu coração diz-me que não é verdade.

Ler mais....

Resultados clarificadores

Com os resultados das eleições do passado dia 1 fecha-se um ciclo que acaba por confirmar a mudança há muito anunciada. Se por um lado o foco nos assuntos de âmbito nacional durante a campanha ofuscou a verdadeira razão destas eleições, por outro foi decisivo nas consequências, também a nível nacional, quer para vencedores quer para vencidos. Não há como fugir.

Ler mais....

Agradecimento aos paroquianos de Matacães

Foram muito felizes estes cinco anos de missão pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães! Agradeço a Deus a colaboração e o testemunho de fé e serviço de tantos homens e mulheres, crianças e jovens desta comunidade que tantos desafios e alegrias me proporcionaram.

Ler mais....

Discurso do presidente da UE

O presidente da Comissão Europeia fez uma espécie de discurso sobre o estado da União Europeia (UE). Fez diversas sugestões, entre elas a da criação de um ministro da Economia e Finanças da UE, que seria o chefe do Eurogrupo. Estas ideias parecem-me aparentemente boas, mas tenho dúvidas.  

Ler mais....

Eleição Miss Madura 2017 Campelos

Muito obrigada pela vossa publicação, eu fui eleita Miss Madura 2017 mas infelizmente o meu nome é falso e minha origem também. Apresentei-me com o nome artístico de Princesse Diam's de Venezia e o meu nome verdadeiro é Erica Diamantino, originária de Genebra, na Suíça.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
697
2614
17765
5
0
5

Acesso Assinantes