Varatojo recebeu a festa/convívio missionário

No dia 5 deste mês o convento do Varatojo, de tantas tradições missionárias ao longo de mais de cinco séculos de vida, viveu mais um “dia cheio de espírito missionário”. Além da “Festa Missionária” que anualmente a União Missionária Franciscana (UMF) realiza na primavera, em fins de maio, há um outro momento, já em pleno outono, em que colaboradores e amigos dos missionários franciscanos participam.

Ler mais....

Papa alerta para a destruição da vida nos oceanos

O papa Francisco recebeu no Vaticano uma delegação do Fórum das Ilhas do Oceano Pacífico (Pacific Islands Forum), alertando para a destruição da vida nos oceanos. “Quem transformou este maravilhoso mundo marinho num cemitério despojado de vida e de cor?”, questionou, citando um documento dos bispos católicos das Filipinas.

Ler mais....

«Caminhada pela Vida» mobilizou milhares de pessoas

A 7ª «Caminhada pela Vida», que decorreu no último sábado, mobilizou milhares de pessoas em Lisboa, Aveiro e Porto, contra “todas as formas de violação da vida humana”. O evento organizado pela Federação Portuguesa pela Vida reuniu mais de seis mil pessoas em Lisboa, 600 no Porto e 500 em Aveiro, “para se manifestarem a favor da vida, contra a eutanásia e o aborto”.

Ler mais....

Igreja promove Semana dos Seminários, “sinal da esperança para a Igreja e para o mundo”

A Igreja Católica vai celebrar de 12 a 19 deste mês a Semana dos Seminários, apresentando essas instituições como “sinal da esperança para a Igreja e para o mundo”. O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, Dom António Azevedo, refere na sua mensagem para essa iniciativa que a semana dedicada aos seminários é uma ocasião “privilegiada” para valorizar o papel formativo dos mesmos.

Ler mais....

Peregrinação mensal de Torres Vedras a Fátima

As paróquias de Torres Vedras passam a organizar, todos os primeiros sábados de cada mês, uma peregrinação ao Santuário de Fátima. As inscrições podem ser feitas no Cartório Paroquial, na livraria Gráfica Torriana ou na agência de viagens Inalva. O autocarro sairá sempre junto do Tribunal às 8 horas da manhã e regressará pelas 19.

Ler mais....

Na Festa da Palavra 90 crianças receberam a Bíblia

A paróquia de Torres Vedras (cidade e aldeias) promoveu no passado domingo, dia 29 de outubro, na igreja de Nossa Senhora da Graça, a chamada Festa da Palavra, na qual cerca de 90 crianças do 4º ano da catequese receberam a Bíblia. Presidiu à celebração o prior torriense, cónego Daniel Henriques.

Ler mais....

Cardeal propõe oração pela chuva

O cardeal-patriarca de Lisboa propôs esta semana uma oração pela chuva, alertando para os efeitos da “prolongada seca” que tem afetado o ambiente e as culturas, em particular pelo impacto dos fogos florestais.

Ler mais....

Crónicas de um pároco: ser esposo

Na preparação do casamento a noiva assume sempre um grande destaque. Por ela passam as grandes opções e os pormenores e, sob a sua orientação, raramente alguma coisa corre mal. Elas mostram assim a sua resistência, criatividade e capacidade de entrega, tal como acontece ao longo da vida: junto dos filhos, à cabeceira dos doentes, no exercício da sua profissão, na Igreja e nas múltiplas expressões da vida em sociedade.

Ler mais....

...a vista de um ponto!

Recebemos do Senhor uma vida recheada de dons e uma sede que nos empurra, ou atrai, à fonte da Vida Eterna. A Boa Notícia de Deus que escutamos neste penúltimo domingo anuncia a obediência como a garantia da fidelidade. A obediência é um saber escutar, uma atitude de nos deixarmos vivificar pela Palavra de Deus, de nos deixarmos fazer no fogo do próprio coração do Amor; é um altar que Deus construiu no íntimo da pessoa; na obediência de cada um de nós, Deus alcança a Sua Glória, e torna-nos participantes da Sua Alegria.

Ler mais....

Cardeal felicita a “diocese tão próxima” pela nomeação de Dom José Traquina para Santarém

O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que a vida e o ministério do novo bispo de Santarém definem-se pela “generosidade, piedade e acerto pastoral” e felicitou a diocese “tão próxima” pela nomeação de Dom José Traquina. Até agora bispo auxiliar de Lisboa, Dom José foi nomeado pelo papa Francisco para bispo da diocese de Santarém, sucedendo a Dom Manuel Pelino.

Ler mais....

Igreja lamenta o recurso à Bíblia para fundamento de decisão sobre violência doméstica

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lamentou o recurso à Bíblia na fundamentação de um acórdão do Tribunal da Relação do Porto sobre violência doméstica, divulgado no domingo.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
836
5164
16390
20
2
18

Acesso Assinantes