“Teologia do corpo” esteve em análise no Turcifal

Setenta e sete pessoas, entre elas 18 casais, com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos (literalmente), oriundas dos concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lisboa, Albufeira, Seixal, Sobral de Monte Agraço, Odivelas e Sintra, participaram durante o passado fim-de-semana (dias 7 e 8) no fórum Wahou, realizado no Centro de Espiritualidade do Turcifal.

Ler mais....

Varatojo celebrou o dia de São Francisco de Assis

A comunidade franciscana do Convento de Santo António do Varatojo, em Torres Vedras, celebrou no passado dia 4 a solenidade festiva de São Francisco de Assis, fundador da ordem religiosa que em 2017 comemora precisamente 800 anos de presença em Portugal. Aliás, será o próprio Varatojo e receber em breve o encerramento dessa mesma efeméride de oito séculos no país.

Ler mais....

Cónego Daniel tomou posse da paróquia de Matacães

No passado domingo, dia 1, Dom José Traquina, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, deu posse ao cónego Daniel Henriques como pároco da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em Matacães, que terá como vigário paroquial o padre George Paikada.

Ler mais....

Novo espaço de adoração e oração

Foi inaugurado no passado dia 2, no Centro Pastoral de Torres Vedras, um novo espaço de adoração e oração dedicado a Santa Jacinta e São Francisco Marto. 

Ler mais....

Cardeal recorda Dom Manuel Martins como “estímulo e alerta” para a Igreja

O cardeal-patriarca de Lisboa prestou homenagem a Dom Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal que faleceu no domingo, considerando que a sua vida foi um "estímulo" para a Igreja em Portugal. Em declarações à Rádio Renascença o purpurado português recordou alguém capaz de apresentar “uma palavra sempre muito oportuna”.

Ler mais....

“Nobel da Teologia” para o compositor estónio Arvo Pärt

O Vaticano anunciou que o compositor estónio Arvo Pärt, cristão ortodoxo, é um dos três vencedores da 7ª edição do Prémio Ratzinger, considerado o “Nobel da Teologia”. Arvo Pärt, membro do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) desde 2011, compôs a peça musical «Os três pastorinhos de Fátima» (Drei Hirtenkinder aus Fátima), que se estreou em Portugal em fevereiro de 2015 por ocasião do centenário das aparições.

Ler mais....

Concerto encerra as comemorações do centenário das aparições

O Santuário de Fátima vai encerrar as celebrações do centenário das aparições no próximo dia 13 de outubro, pelas 18h30, com um concerto realizado pela orquestra e pelo coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro. A iniciativa, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresenta no seu alinhamento, entre outras, obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso.

Ler mais....

Crónicas de um pároco: o despertar da fé

Confesso que há momentos em que não se consegue evitar a distração na Missa, também para um padre. Mas nem sempre isso sucede por más razões. Foi o que aconteceu com aquela menina, muito pequena, que avançou sozinha pelo corredor central da igreja da Graça e entrou pela sacristia, re-gressando pouco tempo depois (penso que terá ido à casa de banho, pelo que mostra conhecer muito bem os espaços).

Ler mais....

...a vista de um ponto!

Um banquete não é um “fast food”, onde se vai apenas para comer. Num banquete há vida plena, partilha, comunhão entre todos, e entre Deus e a humanidade. A mesa do reino dos céus tem o Senhor Pai que convida, chama, oferece o banquete: a hospedados, convidados, acolhidos para fazer comunhão com Ele.

Ler mais....

Patriarcado tem um «Gabinete de Escuta» no centro da cidade

O Patriarcado de Lisboa criou um «Gabinete de Escuta» no centro da cidade para acolher e ouvir as pessoas em situação de maior sofrimento ou necessidade. Trata-se de um serviço “gratuito e disponível a qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, sexo ou religião” e está situado na igreja do Sagrado Coração de Jesus, Rua Camilo Castelo Branco, nº 4, junto à rotunda do marquês de Pombal.

Ler mais....

Há vida nova a palpitar no convento do Varatojo

Desde o dia 1 deste mês que vida nova começou a palpitar no coração de quatro jovens que, seduzidos pelo estilo de vida de Francisco de Assis, deram início ao chamado ano de prova ou noviciado neste histórico convento do Varatojo.Já cá viviam desde há alguns meses no período de preparação a que damos o nome de postulantado, após terem concluído o tempo de aspirantado.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
697
2614
17765
5
0
5

Acesso Assinantes